Sequência Didática-TEMA: A REVOLUÇÃO FRANCESA E O PERÍODO NAPOLEÔNICO

Publicado: dezembro 15, 2013 em Atividades E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente (2º semestre de 2013), PIBID HISTÓRIA UEPB

polivalente

PIBID-HISTÓRIA – UEPB-2013

UNIVERSIDADE ESTADUALDA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA

ESCOLA:  SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO( POLIVALENTE)

PROFESSOR SUPERVISOR: MARIA HELENA FARIAS.

ALUNOS BOLSISTAS: ALZUMAR, WESLEY, BIAGIO ÍTALO, SABRINA.

BLOG ACESSO:  https://pibidhistoriauepb.wordpress.com

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TURMAS 2ºS  ANOS MÉDIO: A, B, C. – 2013.

TEMA: A REVOLUÇÃO FRANCESA E O PERÍODO NAPOLEÔNICO

 

CAMPINA GRANDE

TURMAS 2º ANOS MÉDIO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A REVOLUÇÃO FRANCESA- 1789 E O PERÍODO NAPOLEÔNICO.

1-      INTRODUÇÃO:  Ao estudar esse processo revolucionário na França, necessitamos repensar a maneira mais correta de buscar direitos e cumprir com os nossos deveres.  Iremos analisar como, ainda no século XVIII, a maioria do 3º estado mobilizou a sociedade de massa, para se fazer cumprir os direitos, os quais eram privilégios apenas da sociedade nobre. ( os ricos).

2-      JUSTIFICATIVA:  O processo revolucionário da França, trouxe mudanças significativas na política, na sociedade na economia e especialmente, mudou a vida do 3º estado o qual vivia submetido às ordens e exploração dos outros estados de elite. Ao estudar a Revolução Francesa, especialmente na sociedade que nos encontramos hoje, onde as revoltas são acompanhadas de Badernas… necessário se faz uma reflexão sobre o tema revolução e entender que para  um processo revolucionário há sempre um  objetivo a ser cumprido.

 

3-       OBJETIVO GERAL:  Despertar no aluno a habilidade de leitura e pesquisa e o entendimento sobre os objetivos que levaram os revolucionários do 3° estado  da França a mobilizar a sociedade de massa, em busca dos ideais de: liberdade, Igualdade e Fraternidade.

4-      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 — Incentivar o gosto pela leitura e pesquisa sobre os pontos do assunto em pauta;

— Analisar o processo revolucionário da França  verificando os motivos que tinha a sociedade carente do 3º Estado;

— Identificar a falta de participação e obrigações que tinha o 3º Estado na sociedade pré-revolucionária;

—  Compreender o  sistema de votação por estado que mantinham os franceses pré –revolução, entendendo que faltava os direitos dos cidadãos no geral;

— Identificar como legítima o pedido dos revolucionários, quando exigiram o voto por pessoa.

— Compreender o processo revolucionário da França em 1789, como uma solução para resolver os problemas sociais existentes.

5-      TEMPO ESTIMADO:  4 aulas de 45 minutos para explicação, pesquisa e leitura, mais o período de ensaio para os alunos protagonistas da peça teatral.

 

6-      MATERIAL PEDAGÓGICO NECESSÁRIO:

— Livros didáticos para leitura;

— Texto de apoio para melhor explicação;

–Acesso ao laboratório de informática para pesquisa a internet;

— Reprodução de vídeos que dê suporte ao entendimento do assunto

— Aula expositiva com slides, mostrando imagens relativas ao tema;

–Equipamentos de filmagens e fotográficos para registrar os momentos desenvolvidos sobre o tema.

7—DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA:

Iniciar com uma explicação oral em sala de aula sobre o tema e depois levar os alunos para sala de vídeo para uma aula expositiva com slides ( vídeo  aula) mostrando imagens relativas aos itens em estudo.

Selecionar alunos que estejam com horários disponíveis a tarde, para ensaiar uma peça teatral para representação protagonizada do assunto.

2ª ETAPA:

Disponibilizar com os alunos bolsistas: dia, horário e dedicação para ensaiar  a peça teatral a ser realizada, sobre o tema em foco.

Cumprir o horário e dias determinado para que os ensaios sejam proveitosos.

3ª ETAPA:

Para os alunos protagonistas da peça, simular o trabalho para algum ajuste final

Para os alunos que não irão participar, avaliação em estilo simulado sobre o que foi estudado.

KIT PEDAGÓGICO A SER CUMPRIDO ( PROFESSORA E PIBIDIANOS)

Para a professora:

–elaborar uma seqüência didática (produto gerado);

— Produzir um texto de apoio para passar aos alunos para estudo ( produto gerado);

–Criar imagens e tópicos a serem desenvolvidos e explicados em sala de vídeo.

( vídeo aula) =( produto gerado) .

– Ministrar as aulas explicativas, tirar as dúvidas, encaminhar a pesquisa, avaliar.

Atribuições dos alunos Bolsistas:

Elaborar um plano de aula individual e procurar desenvolver seus objetivos no geral (produtos gerados)

— Procurar os alunos para marcar os dias, os horários em outro turno para os ensaios;

— Não faltar, nem chegar atrasados sem justificativa;

— Dialogar juntos como serão desenvolvidos os ensaios;

–Preparar os alunos para o dia da peça ( produto gerado)

— Criar um banco de questões para vestibular para pesquisa, ( 15 questões cada um) (produtos gerados)  total 60 questões.

 

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