AULA DE CAMPO-TEMA: A PARTICIPAÇÃO DOS HOLANDESES NO NORDESTE DO BRASIL.

Publicado: dezembro 15, 2013 em Atividades E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente (2º semestre de 2013), PIBID HISTÓRIA UEPB

polivalente

 

PIBID HISTÓRIA –UEPB 2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA.

ESCOLA ESTADUAL: SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO.

PROFESSOR SUPERVISOR: MARIA HELENA FARIAS.

ALUNOS BOLSISTAS: BIAGIO ÍTALO, WESLEY, ALZUMAR, SABRINA.

BLOG DE ACESSO:  https://pibidhistoriauepb.wordpress.com

PLANEJAMENTO DE AÇÕES: AULA DE CAMPO.  TURMAS 2º ANO MÉDIO A, B, C.

 

TEMA: A PARTICIPAÇÃO DOS HOLANDESES NO NORDESTE DO BRASIL.

 

CAMPINA GRANDE: 26/11/2013.

 

TURMAS DO 2º ANO MÉDIO.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A participação dos Holandeses no Nordeste, especialmente em Pernambuco.

 

1-      INTRODUÇÃO: Na série do 2º ano Médio, o tema “ As Invasões Holandesas no Brasil” se destaca, ao estudar a colonização de Portugal na Colônia. A História nos mostra o desejo de todo europeu pelas terras da América, especialmente pelas terras do Brasil. Foram muitos invasores e os holandeses fizeram a diferença, pois conseguiram se instalar por 24 anos no Nordeste brasileiro.

      

2-      JUSTIFICATIVA:  O tema explicado e estudado só na teoria, deixa indagações as quais poderiam serem analisadas com uma aula de campo, visitando lugares colonizados pelos holandeses. A prática faz toda diferença nos conteúdos ministrados.

 

    

3-      OBJETIVO GERAL: Desenvolver no aluno o gosto pelo estudo de História analisando o que se vê nos livros didáticos com a realidade objetiva das aulas de campo.

 

4-      OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

-Identificar no processo histórico cultural do Brasil os traços deixados pelos holandeses no Nordeste.

– Analisar o legado histórico dos pelos holandeses associando ao que estudou nos livros didáticos.

Compreender os objetivos dos holandeses, ao invadir o Nordeste do Brasil por duas vezes.

– Identificar na arquitetura urbana de Recife e Olinda, traços estudados sobre a permanência dos holandeses no Nordeste brasileiro.

-Compreender o que se estuda sobre os holandeses, verificando fatos e fotos no museu visitado

5-      TEMPO ESTIMADO:  5 horas após chegada a Pernambuco, para visitações.

 

6-      MATERIAL PEDAGÓGICO USADO:

— livros didáticos para leitura sobre o tema;

— laboratório de informática para pesquisa;

— aula expositiva com slides, mostrando imagens.

 

7-      DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA: Estudo e pesquisa sobre as invasões holandesas no Brasil.

2ª ETAPA: Aula prática de campo, mostrando a formação da capitania de Pernambuco a partir do Marco Zero, passando pela arquitetura de Olinda e seguindo para o Instituto Brennand, Museu específico que retrata a vida dos holandeses na colônia brasileira.

 3ª ETAPA:  Culminância do entendimento, com avaliação escrita em questões de múltipla sobre o tema em estudo.

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