PLANO DE AULA TEMA: A Revolução Industrial. ALUNO BOLSISTA: Weslley Rangel.

Publicado: dezembro 14, 2013 em Atividades E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente (2º semestre de 2013), PIBID HISTÓRIA UEPB

polivalente

PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO (POLIVALENTE)

PROFESSOR SUPERVISOR: MARIA HELENA

ALUNO PIBIDIANO: WESLLEY RANGEL

TURMA: 2sº ANOS

DURAÇÃO: AULAS DE 50 MINUTOS

 

PLANO DE AULA

1. TEMA

Revolução Industrial.

2. OBJETIVO GERAL

Despertar uma reflexão dos educandos sobre o ‘estopim’ que a revolução industrial gerou dentro do capitalismo em ascensão na Europa, particularmente na Inglaterra entre os séculos XVIII e XIX.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar o cenário político e cultural da Europa na transição dos novos processos de manufatura em fins do século e XVIII e os primeiros momentos do século XIX.
  • Entender os motivos que levaram a transição dos métodos de produção artesanal para a produção e a utilização de máquinas.
  • Compreender como o uso do ferro e o uso crescente da energia a vapor culminaram com o acelerado processo de industrialização da Inglaterra.
  • Contextualizar os aspectos que marcaram a revolução industrial na vida cotidiana da sociedade européia.
  • Identificar, a partir da revolução industrial, como os trabalhadores perderam o controle do sistema produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um determinado patrão.
  • Discutir como o episódio da revolução industrial integrou o conjunto das chamadas revoluções burguesas do século XVIII.
  • Incentivar a leitura e a pesquisa sobre o tema discutido em sala de aula.

4. METODOLOGIA

O conteúdo deverá ser abordado, tendo em vista uma apresentação oral direcionada à turma e gravado em arquivo audiovisual situando questões problematizadoras a temática: “Revolução Industrial”. Logo em seguida, os alunos se submeterão a responderem um banco de questões propostas para os vestibulares e o ENEM.

5. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

  • Livro didático de História;
  • Texto de apoio;
  • Câmera digital para filmagens e fotografias.

6. AVALIAÇÃO

  • Prova escrita;
  • Participação na discussão em sala de aula da temática abordada.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s