DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO BRASIL-POLIVALENTE

Publicado: dezembro 14, 2013 em Atividades E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente (2º semestre de 2013), PIBID HISTÓRIA UEPB

polivalente

PIBID- HISTÓRIA –UEPB 2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA.

ESCOLA ESTADUAL: SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO.

PROFESSOR SUPERVISOR: MARIA HELENA FARIAS.

ALUNOS BOLSISTAS: BIAGIO ÍTALO, WESLEY, ALZUMAR, SABRINA.

BLOG DE ACESSO: :  https://pibidhistoriauepb.wordpress.com

PLANEJAMENTO DE AÇÕES:  TURMAS 1º ANO MÉDIO A, B, C, D, E.

 

TEMA:”DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO BRASIL”(20/11/2013)

CAMPINA GRANDE, 20/11/2013.

TURMAS: 1º ANO MÉDIO

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Comemorações alusivas ao “Dia da Consciência Negra”

 

1-      INTRODUÇÃO:  Em consonância com a Lei 10. 639, que em 09/01/2003, instituiu no Brasil o dia 20/11, o Dia da Consciência Negra”, a qual tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução do escravo negro no Brasil e a formação da etnia social do nosso país. A mesma Lei torna obrigatório o ensino sobre diversas áreas  da História e Cultura Afro-Brasileira.

     

2-       JUSTIFICATIVA: As ações foram pensadas e planejadas nesse dia em especial, pelo fato real e visível que ainda se percebe na sociedade geral, sobre o preconceito racial que se tem com os descendentes Afro  em vários setores: religiosidade, trabalho, cultura, música etc.

    3 –  OBJETIVO GERAL: Despertar no aluno a sociabilidade na convivência escolar, com os    descendentes Afro, respeitando suas crenças, costumes, músicas, danças. Linguagem, ou qualquer ato cultural herdados da cultura dos africanos.

     4_   OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

— Analisar na cultura dos brasileiros, aspectos e costumes deixados pelos africanos;

–Identificar palavras do nosso cotidiano que foram introduzidas pelos escravos africanos.

–Compreender a formação da etnia brasileira, a partir da mistura de raças no processo formal.

–Identificar os costumes, linguagem, culinária, palavras, religiosidade etc., deixados pelos escravos no Brasil.

5- TEMPO ESTIMADO: 3 horas. Período da manhã a partir de 8:30 doa dia 20/11/2013.

6- MATERIAL PEDAGÓGICO NECESSÁRIO:

–Livros didáticos para estudo sobre o tema.

–Internet, para pesquisa sobre os temas a serem trabalhados;

–Acesso ao laboratório de informática para análise de figurino e danças.

–Aula expositiva com slides, mostrando a cultura dos negros em diversas áreas.

7– DESENVOLVIMENTO:

1ª ETAPA: Estudo e pesquisa sobre os temas e modalidades a serem apresentadas.

2ª ETAPA:  Ensaios e treinamentos prévios sobre as modalidades estudadas.

3ª ETAPA: A culminância dos temas. Apresentações, danças, culinárias e palestras sobre o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA e sua importância para o processo social igualitário.

4ª ETAPA:  Encerramento, palestra formal: convidada.  Professora doutora em História da UEPB, Maria de Lourdes Lopo, sobre o tema apresentado.

 

 OBS: A equipe do PIBID em História, da escola Senador Argemiro de Figueiredo foi envolvida em todas as modalidades. Participaram nas aulas, nos ensaios, na escolha dos figurinos, na culinária etc.

 

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