BANCO DE QUESTÕES TEMA: Revolução Industrial .ALUNO BOLSISTA: Sabrina Kele

Publicado: dezembro 12, 2013 em Atividades E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente (2º semestre de 2013), PIBID HISTÓRIA UEPB

polivalente

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PIBID-HISTÓRIA-2013

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESCOLA: SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO (POLIVALENTE)

PROFESSOR SUPERVISOR: MARIA HELENA

ALUNO BOLSISTA: SABRINA KELE D. LOPES

TURMA: 2ºs ANOS

DURAÇÃO: AULAS DE 50 MINUTOS

Questões com gabarito sobre a Revolução Industrial

01. (Puccamp) A Revolução Industrial trouxe como resultado social

a) uma melhoria das condições de trabalho nas fábricas, com a redução da jornada de trabalho.

b) a garantia de emprego a todos os assalariados.

c) a constituição de uma classe de assalariados que possuía como fonte de subsistência a venda de seu trabalho.

d) uma camada social assalariada, tendo como suporte às suas necessidades, uma forte legislação sindical.

e) uma melhoria nas condições de habitação e criação de saneamento básico nas cidades.

02. (Fuvest) Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a consequências da Revolução Industrial:

a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.

b) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.

c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.

d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas “trade unions”, que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.

e) manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatários agrícolas.

03. (Pucsp) Podemos dizer que, na segunda metade do século XIX, iniciou-se a “era do petróleo e da eletricidade”. A partir de 1870, principalmente, houve não só uma gigantesca expansão da economia mundial, firmemente sustentada na industrialização de numerosos países, como a aceleração da produção de mercadorias e grande concentração de capitais para investimento.

A respeito dessas transformações, é correto afirmar que

a) marcaram a passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de produção fabril, concentrando-se, principalmente, na produção têxtil destinada ao mercado interno.

b) demonstraram o declínio do capitalismo monopolista, com a perda de poder das grandes corporações, e a sua substituição por um sistema de livre concorrência.

c) estão relacionadas à chamada Segunda Revolução Industrial, marcada pela substituição das pequenas unidades fabris por complexos industriais com processos de produção mais sofisticados e pela concentração maciça de capital para os investimentos de base.

d) ficaram restritas à Europa, não chegando a atingir os Estados Unidos, que só se industrializaram a partir do período pós-guerras.

e) tornou possível prescindir de mercados fornecedores de matérias-primas, em vista das transformações tecnológicas ocorridas, o que fortaleceu o isolamento da Europa.

04. (Uel) Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi

a) a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.

b) a concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.

c) a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.

d) o movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.

e) a abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.

05. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo inglês na Revolução Industrial?

a) Presença de petróleo no território; mão-de-obra em abundância; capital da nobreza para investimentos; presença de grande quantidade de máquinas importadas da França.

b) Economia baseada no feudalismo, grande quantidade de artesãos; boas reservas de carvão mineral; contatos comerciais com a Índia.

c) Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão-de-obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.

d) Grandes investimentos em transporte marítimo; grandes reservas de petróleo; mão-de-obra estrangeira em abundância; relações comerciais com o Brasil.

06. Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da Revolução Industrial é correto afirmar que:

a) Tinham apenas férias remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de forma digna.

b) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco, o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.

c) Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, tinham um ambiente de trabalho em boas condições.

d) Recebiam salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam problemas de saúde relacionados ao trabalho.

07. Um dos principais movimentos trabalhistas contra as péssimas condições de trabalho na Revolução Industrial ficou conhecido como Ludismo. Qual das alternativas abaixo explica melhor este movimento?

a) Os ludistas buscavam negociar melhores condições de trabalho com os donos das indústrias.

b) Os ludistas protestavam através de passeatas e outras manifestações pacíficas contra as condições de trabalho dos operários.

c) Os ludistas buscavam, através das eleições, eleger representantes do movimento para lutar pelas causas trabalhistas.

d) Também conhecidos como “quebradores de máquinas”, os ludistas invadiam fábricas e quebravam as máquinas numa forma de protesto e revolta com relação às péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos operários.

08. A Revolução Industrial ocorrida ao longo do século XVIII está vinculada à história da Inglaterra no seu nascedouro. Entretanto, à medida que o capitalismo foi se consolidando, a idéia de Revolução Industrial começou a ser associada a um conceito universal e ganhou vários sinônimos, dentre os quais:

a) republicanização, que orientava os novos processos de organização da política, a intervenção no mercado e a Revolução Francesa;

b) modernização, que indicava a manutenção da economia mercantilista, a centralização do Estado e o crescimento das camadas médias;

c) industrialização, que significava a alteração nos processos de produção, a concretização da economia de mercado e a ascensão da burguesia;

d) maquinização, que mostrava a crescente expansão do artesanato, da agricultura e da fisiocracia como modelos de crescimento;

e) tecnificação, que definia o processo industrial como dependente das modificações na agricultura e também do agrarismo, sendo controlado politicamente pela nobreza urbana.

09. Para que o conhecimento tecnológico tivesse o êxito de hoje foi preciso que ocorressem, no tempo, alterações radicais que abriram caminho para a introdução de novas relações de mercado e novas formas de transportes. Assinale a alternativa que melhor identifica o momento inicial da Revolução Industrial:

a) a utilização da máquina a vapor que propiciou o desenvolvimento das ferrovias, integrando áreas de produção aos mercados, aumentando o consumo e gerando lucros;

b) a revolução política de 1688, que garantiu a vitória dos interesses dos proprietários agrícolas em aliança com os trabalhadores urbanos que controlavam as manufaturas;

c) os cercamentos que modificaram as relações sociais no campo, gerando novas formas de organização da produção rural e mantendo os vínculos tradicionais de servidão;

d) o desenvolvimento da energia eólica, produzindo um crescimento industrial que manteve as cidades afastadas do fantasma das doenças provocadas pelo uso do carvão;

e) a máquina a vapor que promoveu o desenvolvimento de novas formas de organização da produção agrícola e levou ao crescimento dos transportes marítimos na Europa Ocidental, através de investimentos estatais.

10. O mundo do trabalho, entre 1760 e 1850, passou por um conjunto de mudanças, tanto no campo econômico como no campo social. As inovações tecnológicas tiveram grande importância nesse processo, conhecido como Primeira Revolução Industrial. Sobre essa temática, pode-se afirmar:

I.  A Primeira Revolução Industrial, apesar de também ser conhecida como Revolução Industrial Inglesa, não ocorreu apenas na Inglaterra. Na verdade, as principais inovações tecnológicas do período ocorreram na França, na Península Ibérica e na Alemanha.

II.  A tradicional produção de tecidos de lã, durante a Revolução Industrial Inglesa, continuou ativa. No entanto, foi a produção de tecidos de algodão que melhor expressou os aspectos revolucionários da produção fabril.

III. As mudanças promovidas pela Primeira Revolução Industrial ocorreram em vários âmbitos. Na esfera da produção, os três setores mais atingidos foram: a mineração de carvão, a indústria têxtil e a siderurgia.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) II

b) II e III

c) III

d) I e III

e) I

11.Descreva a situação econômica da França antes da convocação dos Estados Gerais.

12.Qual a intenção política inicial quando o governo francês promoveu a convocação dos Estados-Gerais?

13.Como era feita a organização dos votos nos Estados-Gerais? E de que modo esse sistema privilegiava a nobreza e prejudicava os burgueses?

14.Qual ação o Terceiro Estado tomou para que o governo francês aceitasse transformar os Estados Gerais em uma Assembleia Nacional Constituinte?

15.Em que medida a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte, acabou não impondo profundas transformações no cenário social e político francês?

RESPOSTAS:

1-C 2-B 3-C 4-A 5-C

6-B 7-D 8-C 9-A 10-B

 

Resposta Questão 11

Antes da convocação dos Estados Gerais, uma terrível seca havia afetado as plantações francesas e imposto uma grave crise de abastecimento entre a população. Ao mesmo tempo, o governo do país experimentava uma grave crise financeira que se desenvolvia sob a responsabilidade de um governo monárquico interessado em sustentar os privilégios e benesses que as classes aristocrática e clerical usufruíam nesta mesma época de crise.

 

Resposta Questão 12

Os nobres e grandes proprietários de terras almejavam realizar a consagração de leis que amenizassem os problemas econômicos nacionais. Por outro lado, burgueses, pequenos comerciantes e trabalhadores desejavam que os Estados-Gerais tivessem a capacidade de realizar mudanças ainda mais profundas, capazes de aplacar os anseios de grande parte da população.

 

Resposta Questão 13

Tradicionalmente, os votos dos Estados-Gerais eram contabilizados “por Estado”. Ou seja, a escolha mais votada pelos integrantes de cada Estado contabilizava apenas um voto nas modificações jurídicas a serem aprovadas por aquela assembleia. Com isso, ao ter o frequente apoio do clero, a nobreza conseguia aprovar ou vetar a maioria das leis. Por outro lado, o Terceiro Estado, representante da burguesia, mesmo tendo a maioria numérica, não conseguia aprovar leis por ter apenas um voto garantido a seu favor.

 

Resposta Questão 14

Não aceitando as reformas limitadas propostas pela nobreza e se sentindo prejudicados pelo sistema de funcionamento dos Estados-Gerais, os integrantes do Terceiro Estado se rebelaram no Palácio de Versalhes e se trancaram em uma sala jurando sair de lá somente quando a França pudesse ter uma constituição inédita. Mediante os problemas da época e as urgentes necessidades de reforma, clero e nobreza acabaram acatando o estabelecimento dos Estados Gerais.

 

Resposta Questão 15

Apesar de se sustentar em princípios de igualdade, liberdade e fraternidade, a Declaração se mostrou limitada e conservadora ao preservar o direito de propriedade da nobreza e determinar o sufrágio censitário como critério de concessão do direito ao voto a cada um dos cidadãos franceses.

 

ANEXO DAS QUESTÕES: BANCO DE QUASETÕES SABRINA

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