PLANO DE AULA TEMA: A Revolução Francesa e o período Napoleônico. ALUNO BOLSISTA: Sabrina Kele.

Publicado: novembro 15, 2013 em Atividades E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente (2º semestre de 2013), PIBID HISTÓRIA UEPB

polivalente2013..2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PIBID-HISTÓRIA-2013
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO (POLIVALENTE)
PROFESSOR SUPERVISOR: MARIA HELENA
ALUNO BOLSISTA: SABRINA KELE D. LOPES
TURMA: 2ºs ANOS
DURAÇÃO: AULAS DE 50 MINUTOS

PLANO DE AULA

1. TEMA
Revolução Francesa e período napoleônico

2. OBJETIVO GERAL
Apresentar aos alunos do segundo ano do ensino médio, a partir de uma perspectiva dinâmica, interativa e compreensiva os fatores que levaram ao estopim da Revolução Francesa no século XVIII, e entender a importância dessa Revolução para a França, e o mundo, no sentido comercial, social e econômico, a partir de todo seu processo.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Analisar o cenário político, econômico e social da França antes, durante e depois da Revolução Francesa.
• Compreender os aspectos como o movimento deflagrador da Revolução e os elementos que levaram ao colapso da estrutura sociopolítica;
• Entender o papel desempenhado pelo povo durante o processo revolucionário, bem como a importância da burguesia para o mesmo;
• Refletir criticamente sobre as ideias que caracterizaram este processo histórico e a sua repercussão, a qual alcançou o mundo ocidental e inaugurou a contemporaneidade.

• Contextualizar a influência do Iluminismo como a corrente de pensamento que atacou o Antigo Regime.
• Identificar as características que marcaram a Revolução Francesa.
• Proporcionar aos educandos a discussão do conceito de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, proposto no movimento revolucionário na França.
• Incentivar a leitura e a pesquisa sobre o tema discutido em sala de aula.

4. METODOLOGIA
O assunto deverá ser abordado introdutoriamente por um texto base, em uma apresentação oral do educador direcionada à turma, sendo gravado em arquivo audiovisual, e fotográfico que destacará questões problemas acerca da temática: “A Revolução Francesa”. Auxiliaremos a compreensão dos estudantes com aula expositiva, através de slides, onde o aluno compreenderá o processo revolucionário e as transformações econômicas da França do século XVIII. Logo em seguida, a partir da demonstração dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os conteúdos relacionados, os alunos se submeterão a responderem um banco de questões, e também serão avaliados por meio da participação de uma peça teatral que abordará o conteúdo visto nas aulas.

5. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
• Livro didático de História;
• Notebook;
• Data-show;
• Vídeo aula (slide sobre o tema);
• Pen drive.
• Câmera digital.
• Quadro, apagador e lápis piloto.
6. AVALIAÇÃO
• Prova escrita;
• Participação na discussão em sala de aula da temática abordada.
• Participação em peça teatral sobre a Revolução Francesa.

ANEXO EM WORD:plano de aula A REVOLUÇÃO FRANCESA E O PERÍODO NAPOLEÔNICO aluna SABRINA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s