PIBID HISTÓRIA UEPB- REVOLUÇÃO FRANCESA PEÇA TEATRAL-POLIVALENTE.

Publicado: novembro 15, 2013 em PIBID HISTÓRIA UEPB

polivalente
PEÇA TEATRAL REALIZADA NO DIA 13 DE NOVEMBRO DE 2013 NA ESCOLA E.E.E.F.M. SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO COM A COLABORAÇÃO DOS ALUNOS DO 2º ANO/MANHA E TARDE E O AUXILIO DOS ALUNOS BOLSISTA DO PIBID HISTÓRIA UEPB E A SUPERVISÃO DA PROFESSORA MARIA HELENA.

PEÇA TEATRAL SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA: 

 

PROTAGONISTAS:

 1º ESTADO:   REI LUÍS XVI,  PESSOAS REPRESENTANDO O CLERO, PESSOAS BEM VESTIDAS PARA REPRESENTAR A NOBREZA REAL.

 2º ESTADO: REPRESENTANDO A NOBREZA DE TOGA.

 3º ESTADO: REPRESENTA OS POBRES, PORÉM DESSAS VINTE PESSOAS, REPRESENTAM A BURGUESIA RURAL ,OS SANS CULOTTES. (VESTIR A CARÁTER) E TEM UM QUE VAI SER ROBESPIERRY.

1º ATO: o narrador fala: “A encenação que vamos representar aqui, se refere à França no final do século XVIII. A Europa vivia um sistema político, monarquia absolutista, onde o Rei Luís XVI era o rei sol, devido ao luxo que ostentava. Tinha como aliado o clero e a nobreza real, onde esse luxo era bancado pelo3 º Estado, pois só ele (  O 3º estado) pagava os impostos para beneficiar as ordens nobres; 1º e 2º estados.

COMEÇA O ATO: o rei fala; Sou o Rei sol, nunca passei por qualquer necessidade, nasci em berço de ouro, sou rico e poderoso, não pago nenhum imposto, tenho tudo o que quero…. o ESTADO SOU EU”!!!! “Sou o cara!!!!      o clero fala: fazemos parte do clero, nossa missão é rezar, luxar e apoiar nosso rei poderoso, ao qual devemos fidelidade.. “Somos da igreja e por isso somos muito importantes para todos, por isso não pagamos nenhum imposto, isso é responsabilidade do 3º estado, que é uma ordem pobre e tem responsabilidade de nos manter ricos”.

Representantes do 2º estado:   fala:  fazemos parte de uma elite que somos amigos, aliados e representante do nosso rei SOL. Somos muito importantes na sociedade somos poderosos, ricos e não temos que pagar nenhum imposto, pois isso fica para os pobres essa responsabilidade.  A classe pobre não pode reclamar nada, pois vive numa sociedade que tem um rei rico, poderoso e simboliza o sol pelo seu luxo. Tinha que agradecer por viver nessa sociedade e ter orgulho de bater no peito e dizer em voz alta; Eu sou francês! Sou comandado por Luís XVI!

3º Estado: ( Robespierre) fala, Nossa ordem é sofrida, nossa representação mais adequada é assim: mostrar um velhinho com dois grandões nas costas. Somos pessoas sofridas, pagamos altos impostos sem termos condições, passamos necessidades e nossas famílias vivem na miséria, tudo o que conseguimos é para sustentar o luxo da elite dos; 1º e 2º estados, esse bando de folgados e preguiçosos! Vivem todos das nossas economias!!!!! Bando de sanguessugas!!!!!

 

Robespierre fala:  Amigos do terceiro estado, seguiremos as ideias de Karl Max, somos maioria vamos nos unir, esperamos o momento para dá o troco, necessitamos acabar com essa exploração, necessitamos tomar o poder desse rei corrupto, fazer a revolução do proletário.. vamos levantar a nossa bandeira usando o LEMA: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.

 2ª ato:

A FORMAÇÃO DA ASSEMBLEIA.

 NARRADOR FALA:  “ Após a guerra com a Inglaterra, a França, além de perder o conflito, ficou abalada na economia. O rei Luís XVI resolveu convocar a assembleia, a qual fazia 175 anos que havia sido convocada. Nessa assembleia, aconteceria uma votação simbólica, onde o 3º estado mesmo sendo maioria perdia sempre, pois em todas as decisões, o voto era por representantes dos estados ( 01 pessoa por estado), assim como, era do como era do interesse do 1º e do 2º estado, o 3 º estado perdia sempre, nessa assembleia, seria a votação para aumentar os impostos a serem pagos pelo 3º estado, para melhorar as finanças da nobreza.Vamos a Assembleia!”

2º ATO: LUÍS XVI FALA:Estamos aqui reunidos para resolvermos um problema que nos aflige! Os Estados Nobres não podem ficar a mercê de contar dinheiro, a guerra com os ingleses nos deixou abalados e necessitamos resolver isso rápido. Convido um representante de cada estado para a votação!”.

 ROBESPIERRY FALA: O terceiro Estado protesta o sistema de votação…. aceitamos o voto por cabeça ( por pessoa) se o rei não aceitar assim , não vai ter votação”…

O REI GRITA ENFURECIDO: “O voto vai ser como sempre foi, por representante dos estados e pronto! Vamos logo que eu quero ir para meu palácio!”.

 AÇÕES DO 3º ESTADO:     todos se retiram da assembleia, levantam as palavras do lema da revolução e invadem o salão do jogo da Apela e fazem o juramento:

(TODOS FALAM)Daqui só sairemos com uma Constituição para a França!”.    ( juramento da Apela).

 O REI IRRITADO, DÁ ORDENS: “ SOLDADOS! Invadam o salão, retirem aqueles safados de lá e se não aceitarem sair, mate todos  que se omitirem” ( os soldados invadem e expulsam os revoltosos do salão),

(Todos saem do salão e invadem a Bastilha, entram numa empanada e quando voltarem todos com armas na mão. É hora de Luís XVI ir fugindo, os revoltosos o pegam e o coloca numa prisão e decidem juntos).

Robespierre fala: “O que devemos fazer com esse safado, ia fugindo para não morrer! Todos falam: ‘vamos guilhotinar esse bandido gente”!

Coloca o aluno em cima de “alguma coisa” (mesa!…) e simula retirar sua cabeça fora, e Robespierre dependura ela na mão, cobre a cabeça do defunto e derrama uma tinta vermelha simulando sangue.

 Após o ato, Robespierre sobe em cima do palanque e avisa. “Cumprimos nosso dever como Marx pregava, o 3º estado unido, derrubou um Antigo Regime absolutista, a partir de hoje somos um sistema republicano. Os franceses ficarão sob meu comando, VIVA NOSSA  REPÚBLICA JACOBINA!!!!”

O FIM!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s