PLANO DE AULA TEMA: A Revolução Francesa e o período Napoleônico. ALUNO BOLSISTA: Weslley Rangel.

Publicado: novembro 15, 2013 em Atividades E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente (2º semestre de 2013), PIBID HISTÓRIA UEPB

polivalente2013..2
PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO (POLIVALENTE)
PROFESSOR SUPERVISOR: MARIA HELENA
ALUNO PIBIDIANO: WESLLEY RANGEL
TURMA: 2sº ANOS
DURAÇÃO: AULAS DE 50 MINUTOS

PLANO DE AULA

1. TEMA
A Revolução Francesa e o período Napoleônico.

2. OBJETIVO GERAL
Despertar uma reflexão dos educandos sobre os dois momentos que marcaram o processo de revolução na França e o governo Napoleônico culminando com a busca dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar o cenário político da França em fins do século XVIII, marcados por intensas agitações sociais de tamanho impacto para a sociedade européia da época.
• Compreender como os privilégios que ostentavam os 1º e 2º Estados estavam atrelados a opressão e aos arrochos fiscais para com o 3º Estado.
• Entender os motivos que levaram os grupos radicais de esquerda a se insurgirem contra o regime monárquico de Luis XVI.
• Contextualizar a influência do pensamento iluminista no processo de revolução.
• Identificar os elementos que conduziram os representantes do terceiro estado, liderados pela burguesia, a prestarem o famoso e conhecido “Juramento do Jogo da Péla”.
• Discutir como o episódio da tomada da Bastilha caracterizou o marco inicial para a revolução popular.
• Incentivar a leitura e a pesquisa sobre o tema discutido em sala de aula.

4. METODOLOGIA
O conteúdo deverá ser abordado, tendo em vista uma apresentação oral direcionada à turma e gravado em arquivo audiovisual situando questões problematizadoras a temática: “A Revolução Francesa e o período Napoleônico”. Os pibidianos bolsistas deverão combinar dia e horário com os alunos selecionados para ensaiar uma peça teatral para representação protagonizada do assunto. Logo em seguida, os alunos se submeterão a responderem um banco de questões propostas para o ENEM.

5. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
• Livro didático de História;
• Texto de apoio;
• Notebook;
• Data-show (apresentação de slides “A Revolução Francesa e o período Napoleônico”);
• Câmera digital para filmagens e fotografias.

6. AVALIAÇÃO
• Prova escrita;
• Participação na discussão em sala de aula da temática abordada;
• Participação na peça teatral, desde os ensaios até o dia da apresentação.

ANEXO EM WORD PLANO DE AULA – A REVOLUÇÃO FRANCESA E O PERÍODO NAPOLEÔNICO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s