SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEMA: ”AS DUAS ERAS VARGAS”.

Publicado: outubro 5, 2013 em Atividades E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente (2º semestre de 2013), PIBID HISTÓRIA UEPB

SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEMA: ”AS DUAS ERAS VARGAS”.
foto ´pibid
As duas Eras Vargas, de 1930 a 1945 e 1950 a 1954.
Turmas de 3ºAno
conteúdo programático:

1- INTRODUÇÃO:
Analisar o processo politico administrativo do Brasil nos dois períodos em que o governo Vargas à frente da presidência do Brasil.

2- JUSTIFICATIVA:
O processo histórico politico do Brasil, especialmente os períodos em que o gaúcho Getúlio Vargas esteve no poder do Brasil, são assuntos sugeridos para estudos, no que se refere aos vestibulares e ENEM no ano 2013, como o tema é direcionado aos vestibulandos foi dado ênfase, para melhor entendimento dos alunos do terceiro ano que irão prestar exames do vestibular.

3- OBJETIVO GERAL:

Despertar no aluno a habilidade de pesquisa e o desejo de entendimento sobre os temas e links a serem analisados sobre as eras do governo Vargas.

4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Incentivar a leitura e a pesquisa sobre os temas em pauta;
* Analisar o processo histórico do Brasil a partir da revolução de 1930;
* Identificar as mudanças sociais vividas pelos trabalhadores do Brasil a partir da constituição de 1934;
* Entender os motivos que tiveram os paulistas para fazer a revolução constitucionalista em 1932;
* Comparar as leias estabelecidas pelo plano COHEN, as quais levaram ao Estado Novo;
* Compreender o significado Estado Novo;
* Analisar como se deu a queda do governo Vargas em 1945;
* Identificar as mudanças politicas, eleitorais e administrativas após a expulsão de Vargas do poder;
* Analisar como se deu a volta de Vargas ao poder em 1950;
* Entender como se deu a queda de Vargas em 1954 e os motivos que o levou a suicida-se.

5- TEMPO ESTIMADO:

* Quatro aulas de quarenta e cinco minutos, com reforço pelas redes sociais.

6-MATERIAL PEDAGÓGICO NECESSÁRIO:
* Produção textual explicativa;
* Livros didáticos de História;
* Computador ligado a internet;
* Reprodução de vídeos e slides referentes ao tema;
* Equipamento de filmagem e fotografias para documentar as ações.

7- DESENVOLVIMENTO:

1º ETAPA:
* Iniciar um debate explicativo sobre os principais acontecimentos que marcaram o governo de Vargas a partir de 1930;
* Formar grupos de pesquisa para leitura e entendimento do tema com a colaboração dos alunos bolsistas do PIBID (Auxiliar os alunos no grupo da classe em rede social)
* Trabalhar com imagens (documentários relacionados a era Vargas, fotografias da época e documentos históricos);

2º ETAPA:
* Disponibilizar nas redes sócias um blog ou grupo da classe para que haja a interação dos Pibidianos com a classe. (https://pibidhistoriauepb.wordpress.com/).

3º ETAPA:
* Reunir com os pibidianos para verificar as dúvidas existentes;

4º ETAPA:
* Avaliação, simulado com questões de vestibulares relacionados ao tema (Banco de questões de vestibulares do Brasil além do ENEM.).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s