SEQUÊNCIA DIDÁTICA TEMA: O processo revolucionário na Europa: Revolução Industrial

Publicado: outubro 2, 2013 em Atividades E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente (2º semestre de 2013), PIBID HISTÓRIA UEPB

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
foto ´pibid
conteúdo programático: Revolução Industrial
Turmas de 2º Ano/Manhã e Tarde.

ANEXO EM WORD: SEQUENCIA DIDÁTICA revolução industrial

1- INTRODUÇÃO:O processo revolucionário foi um momento de transição nos as diversas sociedades participaram de mudanças econômicas politicas sócias que levaram a busca de um ideal de poder e vieram a transformar os sistemas nos quais viviam imbuídos, os transformando em povos vencidos e dominados.

2- JUSTIFICATIVA: Ao resgatar as revoluções acontecidas como a Revolução Industrial, por exemplo, os alunos terão um suporte de aprendizagem mais abrangente, pois poderão entender melhor as lutas das diversas sociedades e associar com as revoltas sócias que estão acontecendo ultimamente no âmbito social brasileiro.

3- OBJETIVO GERAL: Despertar no aluno a curiosidade sobre como as diversas sociedades foram mudando o pensamento de dominação e alienação politica ao longo do processo histórico, despertando seu censo crítico e ter uma consciência fundamentada em fundamentos consistentes relacionados à revolução que estudara.

4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Incentivar a leitura e a pesquisa sobre os temas em pauta;
-Analisar as lutas de classe no processo histórico europeu, associando ao Brasil atual;
-Identificar as mudanças sociais trazidas nas mentes naquele século das luzes.
-Entender os motivos que levaram a Inglaterra a dominar a economia, após a Revolução Industrial.
-Identificar as mudanças politicas e sociais após a Revolução Industrial.

5- TEMPO ESTIMADO: Quatro aulas de quarenta e cinco minutos, com reforço pelas redes sociais.

6-MATERIAL PEDAGÓGICO NECESSÁRIO:
-Produção textual explicativa;
-Livros didáticos de História;
-Computador ligado à internet;
-Reprodução de vídeos e slides referentes ao tema;
-Equipamento de filmagem e fotografias para documentar as ações.
-Sites para disponibilizar links de filmes (youtube).

7- DESENVOLVIMENTO:
1º ETAPA:
-Iniciar um debate explicativo sobre os principais acontecimentos que marcaram a Revolução Industrial
-Formar grupos de pesquisa para leitura e entendimento do tema com a colaboração dos alunos bolsistas do PIBID (Auxiliar os alunos no grupo da classe em rede social)
-Trabalhar com imagens (documentários relacionados a revolução industrial, fotografias da época e documentos históricos);

2º ETAPA:
-Disponibilizar nas redes sócias um blog ou grupo da classe para que haja a interação dos Pibidianos com a classe, para tirar dúvidas, fazer estudos de imagens para agregar conhecimento. (https://pibidhistoriauepb.wordpress.com/).
3º ETAPA:
-Avaliação, simulado com questões de vestibulares relacionados ao tema (Banco de questões de vestibulares do Brasil além do ENEM.) e semana de prova exigida pela escola E.E.E.F. M Senador Argemiro de Figueiredo (polivalente).

ANEXO EM WORD: SEQUENCIA DIDÁTICA eras vargas…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s