Plano de aula sobre Revolução Industrial/Aluno bolsista Weslley Rangel.

Publicado: outubro 2, 2013 em Atividades E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente (2º semestre de 2013), PIBID HISTÓRIA UEPB

PLANO DE AULA
foto ´pibid

PIBID-HISTÓRIA-UEPB-2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
ESCOLA: SENADOR ARGEMIRO DE FIGUEIREDO (POLIVALENTE)
PROFESSOR SUPERVISOR: MARIA HELENA FARIAS
ALUNO PIBIDIANO: WESLLEY RANGEL BRASILEIRO DOS SANTOS
TURMA: 2º ANO-TARDE
DURAÇÃO: QUATRO AULAS DE 45 MINUTOS

PLANO DE AULA

1. TEMA
O processo revolucionário na Europa e a queda das monarquias absolutistas.

2. OBJETIVO GERAL
Desenvolver uma reflexão dos educandos acerca das transformações ocorridas na Europa entre os séculos XVII e XVIII, quando a sociedade europeia experimentou iniciativas de cunho revolucionário abrangendo mudanças econômicas, políticas e sociais.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Identificar a consolidação do Estado moderno com a culminância do período revolucionário vivido pela sociedade européia.
•Compreender como a Era das Revoluções na Europa significaram o estopim para o declínio das monarquias absolutistas.
•Analisar como as mudanças trazidas da Europa revolucionária influenciaram em correntes de pensamento nos ideais de emancipação política experimentadas no Brasil Império e, como essas mudanças tem sido absorvidas na conjuntura atual em nosso país.
•Proporcionar aos educandos, a partir da Revolução Francesa e Revolução Industrial, uma releitura das transformações ocorridas na economia, na política, na ciência, nas artes e na música, experimentadas pelos europeus no período setecentista e oitocentista.
•Contextualizar as profundas transformações ocorridas na Europa pós-Revoluções.
•Incentivar a leitura e a pesquisa sobre o tema discutido em sala de aula.

4. METODOLOGIA
No primeiro momento será exposto o conteúdo abordado, tendo em vista uma apresentação oral direcionada a turma, situando questões problematizada a temática em questão: “O processo revolucionário na Europa e a queda das monarquias absolutistas”. Em seguida será realizado um jogo pedagógico de perguntas e repostas abordando as questões que nortearam o processo de revolução na Europa e, por fim, a aplicação de um banco de questões do ENEM.

5. RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
•Livro didático de História;
•Texto auxiliar;
•Microcomputadores;
•Roleta (jogo pedagógico).

6. AVALIAÇÃO
•Prova escrita;
•Participação nos questionamento do Jogo pedagógico.

ANEXO WORD PLANO DE AULA – O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO NA EUROPA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s