Músicas e História: Contruindo conhecimentos cantando. E.E Raul Córdula

Publicado: maio 20, 2013 em PIBID HISTÓRIA UEPB

              Imagem

 

1ª Guerra Mundial

Máskara de Ferro

 

Compositor: João Vitor

 

Meu medo é de seguir a direção errada,
De não saber qual é a estrada
De acabar minha vida sem ser aproveitada.
E não sei aonde seguir
O meu corpo já não quer mais fingir
Que sabe pra onde ir.
Se com você eu for competir
Mil respostas vão surgir,
Eu não tenho medo, nem tenho segredo.

(Refrão)
Quero que meus inimigos vivam
Pra aplaudir de pé a minha vitória
Pois vou vencer essa história.

O medo governa aqueles que são
Fracos o bastante para aceitá-los,
Não vou nem julgá-los por suas atitudes
Eu quero viver, a minha vida é vencer.

 

Diante das constantes lutas impostas pelas potencias do século XIX pelo Neocolonialismo, a utilização da música 1º Guerra mundial, tratou de mostrar uma face construída não pelos superiores como demonstrada na música anterior, e sim a forma de como os que lutavam pela nacionalidade de seu país, pela honra e pela autonomia de vitória, podemos ver que além desta segurança promovida pela luta pelo seu povo, demonstra criticamente a imposição das ações superiores ao inferiores, portanto dialogando as duas músicas podemos (re)construir  novos olhares à guerra que era conhecida pelos filmes e livros, indo além dos sentimentos outros e criando os próprios, construindo a aprendizagem.

Deixe uma resposta

